Antonio Olívio Rodrigues

Fotos Antonio Olivio - solo 1

Nascido em uma aldeia de Portugal, AOR chegou ao Brasil em 1890, indo residir e trabalhar em São Paulo, trazendo na bagagem o desejo ardente de vencer na vida.

Em 1902, aos 23 anos de idade e já tendo constituído família, descansava uma noite,após mais um dia duro, quando de súbito se lhe aflorou na mente uma ideia luminosa, inspirada em seus estudos espirituais. AOR teve a lúcida visão da necessidade de promover intercâmbio de idéias com outras pessoas cultas, identificadas com a poderosa corrente intelectual norte-americana contemporânea.

Com tal interesse e disposição, atirou-se desde cedo e com todo empenho às atividades práticas para a realização do projeto. Em 1907, agregou-se a um pequeno grupo em São Paulo e dessa união resultou a fundação da primeira sociedade esotérica do Brasil denominada “Loja Amor e Verdade”, seguida da publicação da primeira revista do gênero do país, “O Pensamento”, com finalidade expressa de divulgar magnetismo, astrologia, clarividência, psicometria, terapêutica e o psiquismo em geral.

O ideal de uma comunhão do pensamento, isto é, da formação de uma ininterrupta cadeia mental coletiva, visando à geração de ondas irradiadoras de pensamentos de paz e harmonia entre os homens, foi facilmente acolhido com grande entusiasmo pelos leitores da revista. Adesões começaram a afluir num crescendo animador, ao passo que, paralelamente, iniciativas práticas nesse sentido foram tomadas e intensificadas por AOR, até a fundação da Entidade no dia 27 de junho de 1909, quando se concretizou a instalação solene da Primeira Ordem Esotérica do Brasil, sob a denominação de Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.

Cabe aqui citar que Antônio Olívio, além dos contatos que mantinha com outras sociedades esotéricas, também foi muito conhecido como um dos únicos magnetizadores do mundo a residir na América do Sul. Obteve em 1908 o Diploma de magnetizador por correspondência ( Societá Magnetica d`Itália); seu segundo diploma naquele ano, pois já conseguira um do Institute of Science, de Rochester, no Estado de Nova York. Por ser a primeira pessoa a obter tais títulos no Brasil, virou notícia e recebeu os parabéns dos jornais.

A partida de AOR

Na tradicional Sessão Magna do dia 27 de Junho de 1943, foi feita uma grande homenagem e também uma forte irradiação mental para Antônio Olívio, que estava hospitalizado. Vejamos uma das mais tocantes passagens do último discurso de AOR lido nessa “Sessão Solene”:

{…} Não obstante estar longe de vós, sinto-me convosco em espírito, ante esse adorado altar de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça, em torno do qual nossas almas entoam seus cânticos suaves que sobem para Deus, dentro de um mesmo ritmo, sintonizados com o Amor Divino.

 

É com toda ternura de minha alma que eu me congratulo convosco pela data de hoje, agradecendo a vossa bondosa colaboração e a vossa honrosa solidariedade, pedindo ao Pai Celestial e aos nossos Veneráveis Mestres que sobre todos nós estendam seus braços protetores, para que os laços que nos ligam não se dissolvam nunca, a fim de que seja grande a nossa glória e poderosa a nossa força {…}

Como todo verdadeiro iniciado,Antônio Olívio Rodrigues sabia que sua missão estava cumprida. Cabia agora à grandeza da instituição espiritualista que havia fundado há 34 anos seguir, ampliar e, acima de tudo, perpetuar o seu legado profético de existência secular, que havia previsto quando fez o mapa astral do primeiro templo ocultista do Brasil, o prédio da Biblioteca do Círculo na Rua Dr. Rodrigo Silva, n.os 167 e 171(hoje n.os 85 e 87), onde se encontra instalada a Livraria do Círculo ( e a Administração).

Nas palavras de AOR, podemos perceber o que estava predestinado para a Ordem após a sua partida:

“O Círculo Esotérico da Communhão do Pensamento terá uma existência secular; pela fixidez dos seus ângulos. Sua philosophia será extraordinária e sua organização scientífica, espiritualizada e original, obtendo muito apoio de ambos os sexos e das classes elevada e mediana{…}”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.