História

Antonio Olivio Rodrigues (AOR), patrono, idealizador e fundador do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.

Nascido em uma aldeia de Portugal, AOR chegou ao Brasil em 1890, indo residir e trabalhar em São Paulo, trazendo na bagagem o desejo ardente de vencer na vida.

Em 1902, aos 23 anos de idade e já tendo constituído família, descansava uma noite, após mais um dia duro, quando de súbito se lhe aflorou na mente uma idéia luminosa, inspirada em seus estudos espirituais. AOR teve a lúcida visão da necessidade de promover intercâmbio de idéias com outras pessoas cultas, identificadas com a poderosa corrente intelectual norte-americana contemporânea.

Com tal interesse e disposição, atirou-se desde cedo e com todo empenho às atividades práticas para a realização do projeto. Em 1907, agregou-se a um pequeno grupo em São Paulo e dessa união resultou a fundação da primeira sociedade esotérica do Brasil denominada “Loja Amor e Verdade”, seguida da publicação da primeira revista do gênero do país, “O Pensamento”, com finalidade expressa de divulgar magnetismo, astrologia, clarividência, psicometria, terapêutica e o psiquismo em geral.

O ideal de uma comunhão do pensamento, isto é, da formação de uma ininterrupta cadeia mental coletiva, visando à geração de ondas irradiadoras de pensamentos de paz e harmonia entre os homens, foi facilmente acolhido com grande entusiasmo pelos leitores da revista. Adesões começaram a afluir num crescendo animador, ao passo que, paralelamente, iniciativas práticas nesse sentido foram tomadas e intensificadas por AOR, até a fundação da Entidade no dia 27 de junho de 1909, quando se concretizou a instalação solene da Primeira Ordem Esotérica do Brasil, sob a denominação de Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.

O Círculo Esotérico é reconhecido como a instituição filosófica secreta que reúne uma das maiores bibliotecas esotéricas do Brasil.

Entrada Principal
Evento de Aniversário dos Tattwas realizado pelo CECP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exterior do Templo – Largo São Paulo
Exterior do Templo
Fachada da Atual Sede do Círculo Esotérico