Propósito

O Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, a primeira Ordem Esotérica do país fundada em 1909, possui os seguintes Propósitos:

– Promover o despertar das energias criativas latentes no pensamento de cada associado, de acordo com as leis das vibrações invisíveis.

– Fazer com que essas energias convirjam no sentido de assegurar o bem estar físico, moral e social dos seus membros, mantendo-lhes a saúde do corpo e do espírito.

– Vibrar na medida de suas forças para que a harmonia, o amor, a verdade e a justiça se efetivem cada vez mais entre os homens.

Pessoas de todas as religiões, filosofias, credos, sexos, raças, classes sociais e nacionalidades podem participar do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.

 

Salão Nobre 7 Profa. Cinira Riedel, discursando no Salão Nobre Salão Nobre 5

O Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento ensina a seus filiados como viver bem. Desperta o ser humano para a grandeza e força do seu pensamento. Faz o filiado consciente desse universo que no seu íntimo palpita. Aponta o caminho pelo qual o homem deve se modificar, acrescentando ao seu eu os meios necessários para vencer as fraquezas e os males. O inferno que tanto temia ou o céu que sonhava, encontra-os, conforme o queira em si próprio. Quando a criatura percebe que não está a esmo nesse mundo, para gozar, comer, beber, dormir, ter relações sexuais, conquistar o poder e massacrar os mais fracos e assim por diante, quando percebe o alto sentido da vida, passa a caminhar com mais cuidado. Olha a sua volta. Busca o coração que vibra próximo, ouve os lamentos de outras almas, procura compreender e sentir a inocência das crianças, a alegria dos jovens, a tristeza e solidão dos velhos. Avalia então tudo isso e sente que suas horas devem ser preenchidas de tal modo que ao fechar os olhos neste mundo, seja um milionário espiritual, um ser possuído dessa verdadeira felicidade que só encontra quando percebe que faz parte de uma fraternidade com base nos pilares da Harmonia, Amor, Verdade e Justiça.