Swami Vivekananda

Swami Vivekananda
Swami Vivekananda

“Ide a Calcutá e tereis um filho”, tais foram as palavras ouvidas em sonho, no templo de Visvevaránata, em Benares, por uma mulher penitente e sem filhos.

Narendranath Dutt (Vivekananda) nasceu em Calcutá, a 12 de janeiro de 1863. Seu pai, que era advogado notável e político infuente, deu-lhe a melhor educação possível, de acordo com os princípios mdoernos.
Desde muito jovem, Vivekananda foi atraído pela religião e a filosofia. Devido, porém, à sua cultura ocidental, tinha o espírito cheio de dúvidas. “Há um Deus? E este mundo todo ilusão ou realidade?” Estas perguntas oprimiam seu cérebro, sem poder alcançar uma resposta satisfatória. A incredulidade e a sede do divino, alternadamente tomavam posse de seu intelecto.
Foi nesse período de sua vida que um amigo o levou a Sri Ramakrisna, que reconheceu, de momento, o futuro grande homem que ia comover o mundo.

Em tom sarcástico, perguntou o jovem: “Há um Deus?”

“Sim, meu filho”, respondeu Ramakrisna, colocando seus dedos sobre o coração do jovem e, com isto, desapareceu o jovem cético Narendranath e nasceu Vivekananda, o sacerdote e profeta da humanidade.

O tumulto de seu coração se havia acalmado, pois nascera a certeza que lhe permitiu declarar mais tarde, no Congresso das Religiões: “Eu vi Deus: conheci a Verdade.”.
Vivekananda graduou-se aos 19 anos e se destina seguir a carreira da advocacia, porém Ramakrisna o dissuadiu disso.

Por morte de seu pai, viveu com seu mestre até o falecimento deste, submetendo-se às severas disciplinas das diferentes logas.

Em 1893, como Delegado ao Congresso das Religiões, em Chicago, apareceu, pela primeira vez, ante um público ocidental, empregando, daí por diante, seu tempo a ensinar no Ocidente a verdadeira filosofia oriental. Como fruto de suas conferencias, nasceu o extraordinário movimento espiritualista que se nota nas Américas do Norte e do Sul.

Vivekanda passou os últimos dias de suas vida num mosteiro de Calcutá e morreu a 4 de julho de 1902.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.